
TEBAS - A Cidade em Disputa

O projeto contemplado pela 32ª edição do Fomento ao Teatro da Cidade de São Paulo, Tebas - A Cidade em Disputa visa potencializar as ações e pesquisas teatrais que são desenvolvidas desde 2009 pelos artistas que hoje formam o núcleo artístico d’A Próxima Companhia. Estas ações serão realizadas tanto em sua sede-espaço independente que tem por vocação promover circulação e intercâmbios potentes de coletivos, obras, seus modos de produção e criação - localizada nos Campos Elíseos, quanto por diferentes regiões da cidade. O impulso criativo para a concepção do projeto parte da obra Os Sete Contra Tebas de Ésquilo, do território onde o grupo está sediado há quase dois anos, e das questões sobre as cidades e nossos pertencimentos nas disputas que se apresentam em nosso tempo. Serão criadas sete intervenções a partir de sete pontos no entorno da sede e cada uma dessas experiências contará com uma direção diferente.
No projeto teremos também a circulação e temporada de dois espetáculos do repertório do grupo - Enquanto Chão e Os Tr3s Porcos e a montagem do novo espetáculo a partir da obra de Ésquilo em relação com a cidade, além de ações de aprimoramento artístico, laboratórios de compartilhamento de pesquisas do grupo, atividades formativas e ainda potencialização das atividades desenvolvidas e recebidas na sede do grupo, firmando mais este espaço na região.
Como resultado dessa trajetória de 14 meses e sete territórios criamos o espetáculo GUERRA.
Por se tratar de um projeto apoiado com verba pública, deixamos aqui os relatórios de atividades do projeto para compartilhar de que maneira esta verba tem sido utilizada e em quais ações.
Relatório 1ª Etapa
Relatório 2ª Etapa
Relatório 3ª Etapa
Sete Territórios em Disputa

Teatro, Poder e Cidade - Aulas Públicas
Como forma de ampliar as pesquisas sobre a tragédia de Ésquilo e suas relações com a cidade foi proposto um conjunto de quatro aulas públicas nomeado de Teatro, Poder e Cidade na perspectiva de ampliar as reflexões sobre os eicos temáticos do projeto e se configuraram da seguinte forma:
-
Os Sete Contra Tebas: Estudo da obra de Ésquilo - suas tensões e desdobramentos com Evandro Luís Salvador
-
Apontamentos Conceituais Sobre a Tragédia Clássica: Teatro, também, como território de resistência em tempos de opressão com Alexandre Mate
-
Sociologia do Poder, Contexto Histórico e Conjunturas Políticas com Herta Franco
-
O Espaço Urbano Como Espaço de Conflitos e Disputas Sociopolíticas com Anabela Gonçalves
Laboratórios de Aprimoramento
Para compartilhar as pesquisas de linguagem desenvolvidas pela Próxima e seus integrantes foram assim como as pesquisas com as quais gostaríamos de aproximar o contato foram realizados cinco laboratórios abertos ao público:
-
Máscara, Memória e Cidade orientado por Caio Franzolin
-
Palhaço e Intervenção Urbana orientado por Caio Marinho
-
Corpo, Estrutura e Presença orientado por Gabriel Küster
E dos convidados:
-
Consciência cênica e a Cidade orientado por Diogo Granato
-
Musicalidade na Cena orientado por Rodrigo Mercadante


