Espaço Cultural A Próxima Companhia - Rua Barão de Campinas, 529 - Campos Elíseos - São Paulo/SP - (11) 3331-0653

Derivas e Memórias

O primeiro Derivas e Memórias - Água Branca, Poméia e Lapa  aconteceu no domingo, 16 de agosto,  e consistiu em duas atividades complementares, abertas ao público, realizadas em parceria com o artista visual Gilberto Tomé e os integrantes do Coletivo Mapa Xilográfico. A proposta da atividade dialoga com a atual pesquisa do grupo de teatro: as relações do espaço urbano, a memória e a arte, sendo desenvolvidas a partir do entorno do Galpão101, localizado na Rua Faustolo, 101 - Água Branca. 

 

O Caminho do Manuel Preto, como é chamada a primeira parte da ação consistiu em uma breve caminhada na qual se sugere a contemplação da paisagem e durante a trajetória os participantes serão convidados a desenhar e/ou fotografar traços arquitetônicos e as cenas do cotidiano que serão presenciadas nos locais por onde caminharão.

A segunda parte consitiu na exibição do documentário Mapa Xilográfico Pompéia seguido de bate papo sobre as memórias dos moradores da Pompéia, Lapa, Água Branca e as últimas transformações no bairro referentes às obras do metrô e o crescimento da cidade. O documentário foi criado em 2008, junto aos moradores da região, ao redor de suas memórias e vivências atuais no bairro.

 

Um pouco desta experiência está compilada no video abaixo.